O robô Perseverance deu início no início deste mês a sua fase de explorações científicas fora do local de pouso em Marte, localizada na cratera Jezero.
+ Serviços do Facebook apresentaram instabilidade na noite desta quarta-feira (9)
+ Battlefield 2042 a anunciado e chega em outubro; confira o trailer
+ Eve recebe encomenda no Brasil para 50 carros voadores
+ Marinha do Brasil terá quatro novos submarinos até 2022
Até então, o Perseverance estava envolvido em uma rotina de testes e de apoio às operações do helicóptero Ingenuity. Nestas primeiras semanas do mês, o rover irá se dirigir até um mirante para pesquisar sobre as características geológicas da cratera.
O robô irá coletar amostras de rochas e sedimentos, que uma futura missão irá trazer de para a Terra para análises mais profundas. O Perseverance também irá fazer medições e testar tecnologias para apoiar futuras atividades robóticas e humanas em Marte.
A primeira parte dessa fase científica de exploração terminará quando o rover voltar para a área de pouso. A essa altura, ele terá viajado entre 2,5 e 5 km e preenchido até 8 dos 43 tubos de amostras com rochas marcianas. Depois disso, ele viajará para o norte do Planeta Vermelho e depois para Oeste, para dar prosseguimento à segunda campanha científica.